Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Midiática

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O linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano Noam Chomsky elaborou a lista das “10 Estratégias de Manipulação” através da mídia: 

1. AS ESTRATÉGIAS DA DISTRAÇÃO:

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas. Mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais. Assim na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Já que manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de voltar à granja como os outros animais.

2. CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES:

Este método também é chamado “problema-reação-solução”. Cria-se um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3. AS ESTRATÉGIAS DA GRADAÇÃO:

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4. AS ESTRATÉGIAS DO DEFERIDO:

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o Momento.

5. DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE:

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestão, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver “Armas silenciosas para guerras tranquilas”)”.

6. UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO:

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos…

7. MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE:

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. Pois “A qualidade das educações dadas às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossível para o alcance das classes inferiores”.

8. ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE:

Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto…

9. REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE:

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça. Por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico. O indivíduo se auto-desvalida e culpa-se. O que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10. CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM:

No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada. Assim o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si próprio. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder de manipulação sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Alerta do Blog

Se não consegue enxergar o que se passa no País; se detesta pobres, mesmo sendo um deles; se considera os negros seres inferiores e não quer ser chamado de racista; se entende que o homossexualismo tem cura, mas tem vontade de experimentar (antes que acabe) o que estão fazendo entre as 4 paredes; se não consegue saber se a ditadura foi um mal ou bem; se entende a educação, a cultura e a ciência desnecessárias; se menospreza quem arriscara a vida pela liberdade e ainda tem dúvida sobre o caráter dos poderosos de plantão, que elegeu; se acha que fascismo, comunismo, liberdade, democracia são apenas palavras, reaja enquanto é tempo!

Não aceite as ofensas dos esquerdistas, que tratam-no como retardado mental Seu caso, que parece perdido, poderá ser Inibição Cognitiva, causada pelo vírus globonner, ministrado sub-repticiamente nos últimos 30 anos.Poderá ter cura se ler, entender e aceitar as 10 Estratégias acima.
Foram criadas por um dos maiores especialistas no assunto justamente para isto.

Leia as Estratégias quantas vezes forem necessárias, depois repita para você mesmo: “Ou o Brasil acaba com este maldito vírus, ou este maldito vírus acabará com o Brasil!”. Em pouco tempo você poderá se livrar da praga, ou deixar de ser uma delas.

Inibição Cognitiva

Entende-se por inibição cognitiva a uma diminuição da atuação de algum aspecto da cognição. Enquanto o sintomatizar é a sua transformação. A inibição cognitiva, nessa ótica, é a diminuição dos processos cognitivos os quais a adaptação mobiliza. O que é expresso na forma de sintoma, entendido como dificuldade de aprendizagem.

A inibição de um dos movimentos do processo de equilibração impede a permanente reconstrução pessoal da modalidade a partir dos quatro níveis (organismo, corpo, inteligência e desejo).

O sintoma implica colocar em outro lado, jogar fora, atuar o que não se pode simbolizar. Enquanto a simbolização permite ressignificar. E a ressignificação possibilita que a modalidade possa ir se modificando.

Por esta razão, vale tomar como premissa a afirmação de Paulo Freire sobre afetividade, quando diz que na verdade. É preciso descartar como falsa a separação radical entre seriedade docente e afetividade. Não é certo, sobretudo do ponto de vista democrático. Que serei tão melhor professor quanto mais severo. Mais frio, mais distante e “cinzento” me ponha nas minhas relações com os alunos. No trato dos objetos cognoscíveis que devo ensinar. A afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade (Freire, 1997).

 

Veja também Supply Chain Management (SCM), Pensamentos Criteriosamente Selecionados pelo Gouveia

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Um comentário sobre “Chomsky e as 10 Estratégias de Manipulação Midiática

  1. Olá! Adorei todo o texto elaborado e as explicações sobre os conceitos de Chomsky mas me faltou citar as fontes. De que obras dele você retirou? Bjs

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