Material de Consulta e Produção Enxuta (Chão da Fábrica)

Material de Consulta e Produção Enxuta para Chão da Fábrica

Material de Consulta e Produção Enxuta para Chão da Fábrica.

As 25 principais ferramentas de Lean Manufacturing

25 Ferramentas do Lean Manufacturing

O lean manufacturing, também conhecido como manufatura enxuta, é uma filosofia ocidental desenvolvida com base no famoso Sistema Toyota de Produção, que gerou resultados memoráveis.

Esta  filosofia de gestão tem como objetivo a redução de sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Para eliminar, ou pelo menos reduzir, estes desperdícios foram criadas diversas ferramentas que tem como pilar principal a melhoria contínua de processos e chão da fábrica.

Comparativo pronto: PDCA x Kaizen

Melhoria Continua

O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:

  • P: do verbo “Plan”, ou planejar.
  • D: do verbo “Do”, fazer ou executar.
  • C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.
  • A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas. A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.

O termo Kaizen é tão comum no Japão que é aplicado a todos os aspectos da vida. Fala-se em Kaizen em termos de meio ambiente, sistema rodoviário, relações externas, sistema educacional etc. No trabalho, é muito comum que todos os colaboradores de uma organização se perguntem como o procedimento, produto, máquina, pacote etc. podem ser melhorados com material de consulta.

Comparativo pronto Sistema Tradicional x Enxuto:

Sistema de Produção – Enxuta

O QUE É PRODUÇÃO ENXUTA?

O Sistema de Produção Enxuta, também conhecido como Lean Manufacturing, Produção Lean, Lean Thinking, Produção Puxada, ou TPS (Toyota Production System – em português – Sistema Toyota de Produção), é um sistema de produção elaborado pela Toyota entre 1948 e 1975, que integra o Lean Manufacturing, Just-in-Time (JIT), Kanban e o nivelamento de produção ou Heijunka.

Veja Também: Sistemas em Obras Poka-Yoke e Ferramenta de Gestão Andon, Diagrama de Pareto


Um comentário sobre “Material de Consulta e Produção Enxuta (Chão da Fábrica)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *