A Burocracia

Levando em conta apenas Obras e Construtoras

Burocracia

Não iremos falar sobre um dos pilares do Capitalismo, útil para distanciar os chefões do zé povinho, camuflar funcionários públicos ineficientes (quando não fantasmas), incentivar o abuso de poder, etc., nem do uso que as grandes empresas faz dela, como, por exemplo, a demora que enfrentamos para cancelar um serviço de TV por assinatura enquanto que as ligações destas mesmas assinaturas (então convenientes) são instantâneas.
A Burocracia que iremos nos referir é a definida por Max Weber como vantajosa e confrontar suas razões com nossa tomada de posição contrária a Weber quando levamos em conta apenas Obras e Construtoras (mormente de pequeno porte).

 

O Conceito de Burocracia de Weber

Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920) foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia

O Leitor poderá ler o texto completo na Wikipedia.org

 

Primeiramente, a sua racionalidade, o que significa dizer que procura os meios mais eficientes para atingir as metas da organização. A precisão com que cada cargo é definido proporciona o conhecimento exato de cada responsabilidade. Como as atividades são organizadas em rotinas e realizadas metodicamente, tornam-se, conseqüentemente, previsíveis, o que aumenta a sua confiabilidade. A rapidez nas decisões é obtida pela tramitação de ordens e papéis e pela uniformidade de rotinas e regulamentos que colaboram para a redução de erros e custos. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas pela competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, evitando o nepotismo. O trabalho é profissionalizado, e os funcionários são treinados e especializados, trazendo benefícios para as organizações.
Caracteriza-se pelos seguintes elementos:

  • A lei representa o ponto de equilíbrio último, ao qual se devem reportar as regras e regulamentos, constituindo aplicações concretas de normas gerais e abstratas;
  • A burocracia, em qualquer organização, é estabelecida seguindo o princípio da hierarquia. As relações hierárquicas entre superiores e subordinados são preenchidas por cargos de direção e chefia e cargos subalternos claramente definidos, de forma que a supervisão, a ordem e a subordinação sejam plenamente assimiladas e realizadas;
  • A avaliação e a seleção dos funcionários são feitas em função da competência técnica. Daí a exigência de exames, concursos e diplomas como instrumentos de base à admissão e promoção;
  • As relações informais não têm razão de existir. O funcionário burocrático é uma peça de uma máquina, esperando-se dele um comportamento formal e estandardizado, de forma a cumprir com exatidão as tarefas e funções que lhes estão destinadas;
  • O funcionário recebe regularmente um salário, não determinado pelo trabalho realizado, mas segundo as funções que integram esse trabalho e o tempo de serviço;
  • O funcionário burocrata não é proprietário do seu posto de trabalho, as funções que executa e o cargo que ocupa são totalmente independentes e separados da posse privada dos meios de produção da organização onde trabalha;
  • A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego fixo e uma carreira regular;
  • O desempenho de cada cargo por parte dos funcionários burocráticos pressupõe uma grande especialização na execução das suas tarefas e trabalho.

A Burocracia em Obras e Construtoras

O cancro que nos referimos é interno às empresas ou organizações onde o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo as soluções rápidas ou eficientes. É também o apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização.

A força motriz que impulsiona a obra é o peão incentivado. Todo sistema que tolhe a liberdade, controla desconfiando, não delega poderes, não mostra inteligência, transparência e camaradagem não agrada ao trabalhador comum, que precisa de lideranças cordiais (pessoais) para que produza mais e melhor.

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