Como funciona uma Tuneladora ou Tatuzão?

Tuneladora ou Tatuzão para construção de túneis

As tuneladoras são máquinas utilizadas na escavação de túneis circulares. São conhecidas no Brasil como “tatuzão” ou “megatatuzão” e em inglês (Tunnel boring machines –TBM). São mecanismos apreciados pela sua eficiência em diversos tipos de subsolo. Pois mostrando uma versatilidade que vai das rochas mais duras até terrenos arenosos.

Ao mesmo tempo em que perfura o solo, o equipamento instala o revestimento estrutural do túnel, com anéis de concreto e fibras de aço. Cada placa pesa cerca de 8 toneladas.

Uma vantagem do sistema é o menor impacto na superfície urbana quando a escavação é feita em solo. Isso porque o equipamento entrega toda parte civil do túnel pronta e impermeável, sem a necessidade de explosões e aberturas de valas na superfície.

Em túneis em rocha, a tuneladora é cinco vezes mais rápida. Já que em túneis em solo, a máquina chega a ser oito vezes mais veloz, dependendo da geologia, comparada ao método convencional. Pois elas conseguem formar cerca de 14 metros de túnel por dia.

Movido a energia elétrica, o Tatuzão é composto de uma roda de manganês e cromo, na parte da frente, que corta, tritura e engole o solo em pedaços de até 40 centímetros. Uma vez que “deglutidos”, os nacos de terra são enviados, por uma esteira, até a estação de apoio.

 

Linha 4 do Metrô no Rio de Janeiro

Maior tuneladora da América Latina.

 

Veja também Novas Tecnologias de Construção e Construção Rodoviária

Qual a sua reação?
  • Curtir 
  • Amei 
  • Haha 
  • Uau 
  • Triste 
  • Grr 

Um comentário sobre “Como funciona uma Tuneladora ou Tatuzão?

Deixe uma resposta