A Programação Quinzenal de Serviço

Ferramenta de produção, acompanhamento de obra. Um dos pilares do SPGO.

Programação Quinzenal de Serviço

Uma imprescindível ferramenta de produção e organização (talvez a mais importante delas), é a Programação Quinzenal (ou Semanal) dos Serviços, que participa muito discretamente do Acompanhamento e Controle de Obra.

Não devem fazer parte dos relatórios mensais do PCO.

Nosso modelo:

Programação Quinzenal de Serviço

Programação Quinzenal de Serviço

 

As programações deverão ser feitas sempre com os responsáveis pelos serviços, que será quem fornecerá os prazos desejáveis, possíveis ou mais prováveis.

Entre outras vantagens as programações:

a) Levantarão antecipadamente eventuais problemas de produção;

b) As instruções da gerência ao executores diminuirão, pois em seguida, o acordo ficará registrado;

c) “Puxará” a produção para que o prometido seja cumprido ou suplantado;

d) O responsável pela programação poderá mais facilmente conferir o planejado com o previsto no cronograma da obra. Se trabalhar com o PERT encaminhará as atividades para que seja priorizado o caminho crítico;

e) Ao distribuir as programações a todos que foram referidos no período, será uma forma eficiente de cobrar os serviços prioritários de outros departamentos.

f) Por ser de fácil entendimento poderá se tornar uma ferramenta de informação tanto à gerência quanto funcionários de menor escalão.

g) Após algumas emissões de rotina se tornará uma ferramenta permanente do O&M e uma facilitadora da produção.

 

Para saber mais sobre ferramentas de produção, clique aqui.

 

Curiosidade:

“Gambiarra”,  é uma palavra com vários significados, entre os quais os mais predominante são “extensão de luz” e, no Brasil, “improvisação”. Entre outros significados, destacam-se “ramificação de luzes”, “ligação fraudulenta; gato”. O termo “gambiarra” costuma ser usado também como adjetivo, significando “precário”, “feio”, “tosco”, “mal acabado”. O termo é utilizado em diversas áreas profissionais como informática, programação, eletrônica, engenharia civil, arquitetura, geralmente se referindo a soluções improvisadas, adaptações, ajustes, muitas vezes como uma solução que não se utiliza de métodos, plano ou projeto. A gambiarra é muitas vezes entendida de forma pejorativa como algo em condições precárias, provisório, transitório, mal-acabado ou rústico.

Ver mais sobre Gambiarra..


Um comentário sobre “A Programação Quinzenal de Serviço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *