O Acompanhamento do Orçamento

Para o Suprimento balizar suas aquisições

Acompanhamento do Orçamento

O Acompanhamento do Orçamento e para subsidiar o Suprimento que confrontará os preços e quantitativos dos insumos orçados com os adquiridos.

Para diminuir conflitos nos casos de discrepância, um melhor critério é que o Setor de Suprimento faça as cotações para a concorrência e não o Setor de Orçamentos que solicitará o preço do insumo levantando e informando os quantitativos.

Eficácia significa fazer as coisas certas acontecerem.Peter Drucker

 

 

Acompanhamento do Orçamento

Acompanhamento do Orçamento

 

Prezado Trincando O. Capacete

São de nossos princípios orçamentários que “Orçamento não se acompanha. Orçamento se afere!”.

São muitas as variáveis e os resultados pouco significativos. Tem muito mais sentido (e Engenharia) acompanhar o Planejamento, cujos dados poderão ser também colhidos do próprio Orçamento e agrupados de forma a simplificar o Acompanhamento (carretos e transportes, aluguéis, refeições, EPIs, etc., geralmente espalhados pelos orçamentos).

O que mais sugerimos é manter um controle severo sobre os gastos pessoais, como passagens aéreas, aluguéis de residência, viagens, restaurantes, etc., que invariável (e inexplicavelmente) extrapolam o previsto, enquanto os gastos com cimento, areia e aço, têm diferenças bem menores (às vezes até positivas), e as justificativas anotadas em impecáveis memórias de cálculo.

Para subsidiar o Suprimento, rápidas consultas no Orçamento seriam mais eficazes e muito menos trabalhosas.

Além disto, nas construtoras, os comparativos entre o orçado e o realizado, são fonte de sérias desavenças entre os orçamentistas (que não acertam nunca) e os tocados de obras (que erram sempre). Só os planejadores – que trabalhamos com experimentos, simulações e fantasias – somos distinguidos.

Sempre “resistimos” em desenvolver tal ferramenta para os nossos softwares, até que recentemente nos ocorreu algo que nos intrigou.

Não foi só você que nos pediu a traquitana: saíram de carro, de Ribeirão Preto (a 150 km), 4 profissionais de uma empresa para conhecer (e comprar) nosso software. Ao chegar ao escritório, ainda do lado de fora, um deles nos indagou intrigado:
– O software faz o controle do orçamento?

Retrucamos de imediato:
– Controle do orçamento não faz, porque não gostamos disso, mas tem outras 80 ferramentas melhores e que fazem coisas muito mais importantes.

– Então não serve! E voltaram para casa, sem assistir à demonstração ou sequer tomar um cafezinho.

Decidimos então atendê-lo e desenvolvemos para a nova versão do Magma o “Acompanhamento do Orçamento”, na esperança que nos dê sugestões para melhorá-lo. Temos profunda descrença em tudo que carece de inteligência.

Atenciosamente

 

Acompanhamento e Fiscalização

Veja também: Aferindo os Orçamentos de Obras


Um comentário sobre “O Acompanhamento do Orçamento

  1. Pingback: Orçamento Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.