Análise SWOT – Ferramenta Lean

Análise SWOT

Análise SWOT é o acrônimo em inglês que representa as seguintes fases de análise: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats), sendo aplicável ao Marketing e a diversas outras atividades empresariais e profissionais.

É aconselhável o estudo de (diversificados) textos sobre o assunto na internet antes de iniciar a operação do formulário.

Para melhor adaptar à Engenharia, quantificamos as fases em pesos e percentuais, sendo que:

  • A soma dos pesos das 4 fases deverá ser (sempre) 100.
  • A soma dos Pesos Relativos deverá ser (sempre) 100.
  • As Notas, que representam o grau de incidência de cada de cada item deverá ser dada com parcimônia, de forma a se obter o mesmo Total, tanto para os grupos quanto para o total geral. Na dúvida mantenha a nota 100 em todos os itens.

O formulário tem múltiplas finalidades e presta-se para “pesar” valores abstratos em geral, repartindo o assunto em até 4 fases e cada fase em outras subdivisões, sempre tendo a soma de seus pesos o valor 100. Os botões de somatório conferem se os lançamentos estão fora do intervalo “99,5-100,5”.

 

Análise SWOT

Análise SWOT

Matriz de análise estratégica SWOT

Matriz de análise estratégica SWOT


Um comentário sobre “Análise SWOT – Ferramenta Lean

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.