Administração – Generalidades (Obras e Construtoras)

“A Administração é a arte de aplicar as leis sem lesar os interesses.” — Honoré de Balzac

Administração - Generalidades

A Administração (português brasileiro) ou Gestão (português europeu) é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Significa direção, gerência, ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.

A Administração é freqüentemente tomada como sinônimo de Administração de Empresas. Porém, isto somente faz sentido se o termo empresa for considerado como sinônimo de organização, que significa os esforços humanos organizados, feitos em comum, com um fim específico, um objetivo. O adequado é considerar a Administração de Empresas subárea da Administração, uma vez que esta trata de organizações que podem ser públicas, sociedades de economia mista ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

 

Os Princípios da Eficiência Organizacional são uma teoria administrativa desenvolvida no livro The Twelve Principles of Efficiency (1911), escrito por Harrington Emerson (2 de Agosto de 1853 – 2 de Setembro de 1931). Esse livro foi clássico e atualmente é estudado nas teorias da Administração.

  1. Ideais bem definidos;
  2. Senso comum;
  3. Conselho competente;
  4. Disciplina;
  5. Acordo justo;
  6. Registros confiáveis, imediatos e adequados;
  7. Despachos;
  8. Normas e horários;
  9. Condições padronizadas;
  10. Operações padronizadas;
  11. Instruções-padrão da prática escrita;
  12. Eficiência-recompensa.

 

Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar (POCCC). Além de Fayol, Frederick Taylor, Henry Ford e Max Weber contribuíram, com teorias, nos primórdios da Administração.

Atualmente, sobretudo, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, em que um dos maiores nomes é Peter Drucker, os princípios foram retrabalhados e são conhecidos como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

Destas funções, as que sofreram transformações na forma de abordar foram “comandar e coordenar” que, atualmente, são chamadas apenas de “dirigir” (Liderança). Texto Wikipédia

Leia mais na Revista…
Leia mais no blog…


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *