Tipos de Gestão

Tipos de Gestão

Gestão por Resultados

A gestão orientada para resultados é um modelo de administração de empresas que exige bastante comprometimento da equipe, especialmente por não ser voltado para o número de horas trabalhadas e, sim, ao empenho para a finalização das metas. Ao contrário de uma gestão tradicional, focada em processos, a gestão por resultados enfatiza os objetivos a serem alcançados e os valores da organização.

O conceito desse tipo de gerenciamento é realmente priorizar os resultados em todas as ações, com o objetivo de otimização do desempenho da empresa, independentemente de seu porte ou de sua área de atuação. (ContaAzul Blog).

O conceito foi propagado por Peter Drucker (um dos papas da administração) ao usar o termo Management by Objectives (MBO) em seu livro The Pratice of Management, de 1954.

Gestão por Competências

É um sistema da área de Gestão de Recursos Humanos desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno ao negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento.

Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deverá ser de difícil mensuração, mas na medida em que o processo de identificação dos perfis for avançando, melhor será conduzir o gerenciamento.

Gestão de Obras por Resultados e Competência (SPGO)

1. Condicionante

A gestão de resultados se direciona para o cumprimento de objetivos e metas, e engloba os envolvidos no processo.

Por esta definição, é inviável em obras, cuja equipe produtiva tem elevado número de pessoas (os peões) e considerável peso na Folha de Pagamento. O mais próximo que as obras chegaram disto foram as Tarefas, aliás, inviáveis quando constantes.

Não haveria ainda bons e duradouros resultados premiar apenas a chefia pelos resultados alcançados à custa do trabalhador.

Já o mais próximo que as obras chegaram da Gestão por Competência, foram os Treinamento ou Cursos Profissionalizantes (dentro e fora da obra) com eficiência e benefício inquestionáveis.

2. Gestão Por Resultados: Exemplo de Caso

Era uma vez uma aldeia onde viviam dois homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves. Um era sacerdote e o outro era taxista.

Quis o destino que os dois morressem no mesmo dia. Chegam ao céu, onde os espera São Pedro.

– O teu nome? Pergunta São Pedro ao primeiro.

– Joaquim Gonçalves.

– O sacerdote?

– Não, não, o taxista.

São Pedro consulta a suas anotações e diz:

– Bom, ganhaste o Paraíso. Levas estas túnicas com fios de ouro e este cetro de platina com incrustações de rubis. Podes entrar…

Passam mais duas pessoas, e chega à vez do outro Joaquim.

– O teu nome?

– Joaquim Gonçalves.

– O sacerdote?

– Sim.

– Muito bem, meu filho. Ganhaste o Paraíso. Levas esta bata de linho e este cetro de ferro com incrustações de granito. O sacerdote diz:

– Desculpe, não é por nada, mas… deve haver engano. Eu sou Joaquim Gonçalves, o sacerdote!

– Sim, meu filho, ganhaste o Paraíso. Levas esta bata de linho e…

– Não, não pode ser! Eu conheço o outro senhor, era taxista, vivia na minha aldeia, e era um desastre! Subia nas calçadas, batia seu carro todos os dias, mais de uma vez bateu contra muros e casas, dirigia pessimamente, levava tudo pela frente, assustava todo mundo e não se corrigia mesmo após multas e repreensões policiais…

E quanto a mim, eu passei setenta e cinco anos da minha vida pregando todos os domingos na paróquia. Como é que lhe dão a túnica com fios de ouro e o cetro de platina e a mim isto?… Deve haver engano!

– Não, não é nenhum engano – diz São Pedro. O que ocorre é que aqui, no Céu, estamos efetuando uma “gestão” mais profissional, como a que vocês fazem lá na terra.

– Como? Não entendo.

– Eu explico… agora orientamo-nos por “resultados”… É assim: durante os últimos vinte e cinco anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas adormeciam; mas cada vez que ele dirigia seu táxi, as pessoas começavam a rezar.

É isso: Resultados!… Percebeste agora? Gestão por Resultados!

(Estes métodos serão colocados para votação para a definição final).

 

Veja Também: Recursos Humanos, Administração de Pessoas.


Um comentário sobre “Tipos de Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *