Metas SMART – Ferramenta Lean Construction

Metas SMART
Metas SMART

Metas SMART

Metas SMART (tradução livre: esperto, inteligente) é o acrônimo em inglês que representa as seguintes fases no estabelecimento de metas:

S – Corresponde ao mesmo que specific, ou seja, uma meta deve ser específica naquilo que quer. Se o objetivo é aumentar vendas, o gestor deve ser peculiar e dizer se quer aumentar as vendas em 20, 30 ou 40% em um período de 10 meses, por exemplo. O importante é ser extremamente direto.

M – Atribui-se a measurable (mensurável). O que nos mostra que é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a organização atingir o objetivo pensado. No caso do aumento nas vendas, o principal indicador seria o valor do faturamento durante os 10 meses em cima dos produtos e serviços.

A – Vem de (achievable), que quer dizer atingível ou aquilo que é alcançável. Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas o gestor deve ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. Vale lembrar que uma meta em vendas, por exemplo, leva tempo e dedicação. Alcançar uma evolução de 100% em cinco meses pode ser complicado para as equipes e também para a empresa.

R – Corresponde a (relevant), o que permite entender que as metas precisam ser relevantes para a organização. Não é interessante criar metas que não façam sentido e que não vá gerar evolução dentro da empresa.

T – Dentro do método SMART, o T vem de (time). Pensando nisso, fica a ideia de que para toda meta é preciso determinar um tempo para que ela se cumpra. Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido, além de que a mesma não será levada a serio da forma que deveria ser levada. Por esse motivo, sempre que definir uma meta, estabeleça um prazo.

Texto completo 4 exemplos de metas S M A R T e como aplicar o conceito na sua empresa

Metas SMART Descrição

 


2 comentários sobre “Metas SMART – Ferramenta Lean Construction

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *